Páginas: [1]   Ir para o fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: A diabetes  (Lida 1149 vezes)
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
HS
Visitante
« em: 01 de Abril de 2013, 14:32 »


Uma questão de saúde...

A DIABETES

O corpo alimenta-se, principalmente, de duas substâncias: A primeira é o açúcar, que dentro do organismo é chamado de glicose. Vem dos alimentos!

A segunda substância é o oxigénio. Está no ar que a gente respira!
O açúcar (glicose) e o oxigénio são transportados pelo sangue e distribuídos por todos os órgãos e células do corpo.

E as células transformam o açúcar e o oxigénio em ENERGIA.
Energia para quê? Viver! Decidir! (certo, errado, somos humanos). Andar, amar, ter filhos, sentir fome, ficar alegre ou triste, trabalhar... Precisamos de energia para tudo: começar, terminar, recomeçar.

Para isto tudo acontecer, o açúcar que está no sangue precisa passar para dentro da célula. Como o açúcar não consegue passar sozinho, o organismo utiliza um “transportador” chamado INSULINA.

E o que é a insulina? A insulina é uma substância produzida pelo organismo e tem por finalidade colocar a glicose dentro da célula, para que esta possa produzir a energia necessária à vida.

E o que é o diabetes? É uma doença que acontece quando o organismo produz pouca ou nenhuma insulina. E sem insulina a glicose não entra na célula.

Enquanto as células morrem por falta de açúcar e energia, o sangue transforma-se numa espécie de melaço, cheio de glicose que não pode entrar na célula. E o corpo inteiro adoece!

O pâncreas é o órgão responsável pela produção da insulina. A quantidade de insulina produzida vai depender da quantidade de açúcar que se come. Quanto mais açúcar a gente come mais o pâncreas tem que trabalhar!

E NÃO SE ILUDA!!!!! No interior do organismo, batata, arroz, pão, massa, biscoitos, doces, sorvetes, vinho, cerveja, bagaço - tudo isto e muito mais – é o mesmo que açúcar!

E porquê o pâncreas deixa de produzir insulina? PORQUE SE CANSA!!! Fica à espera que a gente faça exercícios para ajudar a consumir a glicose! Tem esperança de que a gente não engorde!! Quanto mais engordarmos maiores são as quantidades necessárias de insulina para colocar a glicose dentro da célula. Até que chega o momento em que o pâncreas já não consegue produzir tanta insulina!

A diabetes começa muitos anos antes do açúcar aumentar no sangue.
Começa em qualquer idade, quando a gente faz as três piores escolhas:
•   engordar;
•   não fazer actividade física;
•   alimentar-se de forma inadequada.

Através dos anos e dos erros, a insulina vai aumentando no sangue. Mas a sua capacidade de colocar a glicose dentro da célula vai diminuindo, até que deixa de funcionar! Nesse momento, quem aumenta no sangue é a glicose. É a diabetes, que por longos anos ficou à espreita. Fomos criando um monstro sem nos darmos conta!

DIABETES, há como evitá-la? SIM, faça as escolhas certas!

A diabetes também se está a tornar uma doença das crianças, porque elas estão sedentárias, engordando e comendo muito alimento industrializado.

A SAÚDE É O MAIOR BEM DE TODOS NÓS

Dra. Maria Aparecida S. Mendes
rhvida@rhvida.com.br
Registado
HS
Visitante
« Responder #1 em: 01 de Abril de 2013, 14:36 »


Nestas épocas festivas, em que somos dados a excessos, achei por bem postar um texto que nos alerta sobre a diabetes, certamente outros elementos do fórum terão certamente outros conselhos a acrescentar Sorri
Registado
omni
Mensanos
Oráculo
*
Offline Offline

Mensagens: 3.162



« Responder #2 em: 03 de Abril de 2013, 07:40 »


 Mr. Grin - No minimo os captadores de insulina também têm uma palavra a dizer, Dra. Aparecida!
Registado

You don´t play because you get old Rebenta a bolha! you get old because you don´t play.
If you want to stay alive, live, and restart to enjoy living Flores you live as long as you like living.
Páginas: [1]   Ir para o topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Termos de Utilização | Política de Privacidade | F.A.Q. | Admissão | Teste Diagnóstico

SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal