Páginas: [1]   Ir para o fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Pedido aos intervenientes nesta pasta  (Lida 3110 vezes)
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
coelho_buda
Comedor de cenouras extraordinário
Mensanos
Ícone
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 2.385


chaos ab ordo, ordo ad chaos


« em: 19 de Março de 2004, 22:08 »


Já tinha colocado este texto em resposta a um tópico iniciado pelo NRM nesta pasta. No entanto parece-me oportuno colocá-lo aqui para evitar incidentes despropositados e promover a boa convivência e a troca de ideias que se quer neste fórum em geral e nesta pasta em particular.

Todos sabemos que discutir política e/ou religião, como tudo aquilo que nos toca bem fundo, exalta os ânimos e muitas das vezes traz à tona aspectos de nós que seria melhor não exibir em sociedades civilizadas. É difícil manter a calma, a civilidade e o respeito pelos outros e pelas ideias dos outros quando o assunto em discussão vai directo ao cerne da nossa personalidade e contra esta.

Assim, e porque nunca é demais repetir quando se trata de um apelo à boa convivência, peço que tenham presente o seguinte antes de colocarem mensagens/respostas nesta pasta. Não custa muito e lembrem-se: a chávena nunca deve estar demasiado cheia para que possa levar mais chá.  

Citar
Respeitar as ideias, os pontos de vista, e as pessoas dos outros é exactamente isso. Não é ser conformista. Conformismo é aceitar algo que nos é imposto contra a nossa vontade. Penso que não é isso que quem anda nesta parte do fórum está a tentar fazer. Ninguém aqui está a proselitizar, nem a tentar tornar o outro ateu/agnóstico.

Nem sempre têm que existir "vencedores" numa discussão. Nem sempre uma discussão tem que ter um objectivo claro e definido. Nem sempre é necessário chegar ao objectivo da discussão, mesmo quando esse é definido. Às vezes uma discussão é meramente uma troca prazenteira de pontos de vista, pelo prazer da conversa e da interacção com os outros, e nada mais que isso.

Tentar deitar por terra as opiniões e os pontos de vista dos outros só porque vão contra aquilo em que acreditamos/defendemos não é de certeza a melhor forma de discutir, tal como não será também, a utilização constante de criticismo negativista, pelo menos num espaço que se quer sem preconceitos e destinado à troca livre de ideias.

Ninguém está aqui para ganhar prémios para a melhor utilização de lógica em oratória ou para ver quem é capaz de discutir melhor. Em especial, numa parte do fórum que trata de temas tão sensíveis como Religião e Espiritualidade, é necessário que as pessoas, e refiro-me a todos os que aqui participam sem excepção, pensem bem e leiam aquilo que vão colocar antes de o fazer. É extremamente fácil ofender ou alhear alguém quando se discutem temas como os desta pasta.

Assim, mais uma vez, peço a todos os envolvidos que moderem as atitudes/mensagens/palavras que utilizam, em especial nesta pasta. Às vezes quando nada se tem de positivo a dizer, mas vale ficar calado. Os membros do fórum agradecem e eu também.

Obrigado,
o moderador Orlando Soares
Registado

cave et aude
O bem grita. O mal sussurra., pr. bali.
O bem fala num sussurro, o mal grita., pr. tibet.
O lado contrário tem um lado contrário, pr. jap.
veritatem ad paradoxom
Páginas: [1]   Ir para o topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Termos de Utilização | Política de Privacidade | F.A.Q. | Admissão | Teste Diagnóstico

SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal