Páginas: 1 [2]   Ir para o fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Como se define sobredotado?  (Lida 8563 vezes)
cdsa
Participante Regular
*

« Responder #15 em: 12 de Julho de 2012, 11:38 »

Se os meus professores de Português sonhassem com os erros que cometi aqui... E eu a Português tenho média de 19 e 18. Eu acho que é de não estar habituado a escrever no PC.
Registado
coelho_buda
Comedor de cenouras extraordinário
Mensanos
Ícone
*

chaos ab ordo, ordo ad chaos

« Responder #16 em: 12 de Julho de 2012, 13:56 »

Quando se quer a massificação do ensino para permitir a igualdade de acessos e tratamento, infelizmente esquece-se que não é possível tratar todos da mesma forma. Minto. É possível tratar todos da mesma forma: os resultados desse tratamento é que não serão os melhores.

Ou se nivela por cima e provavelmente 5-10% dos alunos conseguem fazer alguma coisa, ou se nivela por baixo e todos conseguem (supostamente) fazer tudo. Nesta última situação, quem é mais inteligente vai passar uns momentos aborrecidos... A não ser que o professor seja daqueles carolas que perde (ganha?) um bocado mais de tempo a preparar materiais mais complexos para esses alunos.

A gestão de uma sala de aula é muito complicada. Faz lembrar as atuações do circo com os pratos chineses em que se tenta manter tudo a rodar sem que nada se parta.

Se me permite a sugestão, fale com os seus professores e proponha, por exemplo, ajudar os seus colegas quando verificar que se trata de matérias que domina, numa tutoria de pares em sala de aula. Assim não se aborrece (tanto) e pelo menos facilita a vida aos seus professores (e provavelmente aumenta as suas probabilidades de tirar melhor nota).
Registado

cave et aude
O bem grita. O mal sussurra., pr. bali.
O bem fala num sussurro, o mal grita., pr. tibet.
O lado contrário tem um lado contrário, pr. jap.
veritatem ad paradoxom
cdsa
Participante Regular
*

« Responder #17 em: 12 de Julho de 2012, 14:28 »

O meu professor de Inglês fez isso... Mas também por vezes o nosso parceiro de carteira não está nem aí para aprender...
Registado
omni
Mensanos
Oráculo
*

« Responder #18 em: 12 de Julho de 2012, 15:39 »

Como se define sobredotado?

Essa é fácil... Mr. Grin ...lindo, belo e deslumbrante!

Registado

You don´t play because you get old Rebenta a bolha! you get old because you don´t play.
If you want to stay alive, live, and restart to enjoy living Flores you live as long as you like living.
cdsa
Participante Regular
*

« Responder #19 em: 12 de Julho de 2012, 16:43 »

Só isso? Sou profundamente sobredotado... Fixe
Registado
HS
Visitante
« Responder #20 em: 13 de Julho de 2012, 09:15 »

Oh simpatia (cdsa)

Apesar de seres muito novo há princípios básicos dos quais não deves abdicar, que é o da educação, sempre que alguém se dispõe a transmitir-nos algo!... é de bom tom dar-mos sempre uma resposta!.....
demonstras a essa pessoa que não está a perder tempo contigo!...

Piscadela
Registado
cdsa
Participante Regular
*

« Responder #21 em: 13 de Julho de 2012, 09:27 »

Mas eu respondi a toda a gente!
Registado
HS
Visitante
« Responder #22 em: 13 de Julho de 2012, 09:32 »

Como até agora foram todos um pouco sintéticos quanto às questões que tu procuras!.. vou-te dar um pouco da minha experiência pessoal.

É comum nas pessoas que têm capacidades cognitivas acima da média também terem uma sensibilidade acrescida;
o que isto provoca?

Sofrimento acrescido e alguma revolta, olhas para os teus colegas e não consegues uma verdadeira integração visto estares a percepcionar de forma diferente e a receber informação do que te rodeia a uma velocidade superior do que eles conseguem, como se contorna?...

Como não estás entre pares e precisas de viver em harmonia com os outros, tens que necessariamente ser subtil e não precisas de ser cínico, mas resguardares-te!... porquê?... perguntas!...

Porque o ser humano desde os primórdios se sente ameaçado por aquilo que não conhece, como tal deves sempre saber ouvir mais do que falares e quando perceberes que o ambiente te é propicio ai sim tu falas, hoje em dia espontaneidade é um defeito!...

A nossa Sociedade premeia os espertos e os pouco honestos, e aqueles que têm espírito criativo, inovador e se distinguem "per si" são premissas pouco válidas, embora dêem a entender o contrário!...

Tens uma vida pela frente e uma arma poderosa, que é a tua inteligência, molda-a como o oleiro faz com um simples pedaço de barro e torna-a numa ferramenta útil para a pores ao teu exclusivo serviço, e se quiseres poderás ajudar os que te rodeiam a serem um pouco mais inteligentes, ao fim ao cabo é disso que se trata INTELIGÊNCIA!....
 Sorriso grande

Registado
cdsa
Participante Regular
*

« Responder #23 em: 13 de Julho de 2012, 11:13 »

Peço desculpa...  Esqueci-me... Em baixo
Registado
HS
Visitante
« Responder #24 em: 13 de Julho de 2012, 11:39 »

LOL
Registado
cdsa
Participante Regular
*

« Responder #25 em: 13 de Julho de 2012, 18:02 »

Jorge Mota, acabei de ouvir a a entrevista que te foi feita pela TSF e tenho a dizer que foi algo de espectacular. Só aquele momento: "Você não conhece "A Bela e o Mestre"?", "Não", "Também não perdeu nada!" Sorriso grande
Concordo com tudo aquilo que foi dito e especialmente com a parte de se deixar fazer os miúdos o que quiserem se os fazem felizes, claro que dentro de certos limites. A mim, por exemplo, a minha mãe negou-me sempre a entrada no mundo do futebol porque "podia partir uma perna e depois não havia quem cuidasse de mim porque ela passa o dia a trabalhar por dois" , pois o meu pai faleceu quando eu tinha 3 anos, mas o eu quero dizer com isto é que se isso torna uma pessoa feliz, vai com certeza motiva-la para outras tarefas.
Também a tentativa de "normalização" da criança é algo de estúpido com que a criança tem de levar, acabando por vezes, penso eu, inibindo-a a pensar de maneira diferente dos outros.
Registado
cdsa
Participante Regular
*

« Responder #26 em: 13 de Julho de 2012, 18:05 »

* deixar os miúdos fazer o que quiserem se isso os fizer felizes.
Registado
phoenix
Participante Regular
*

« Responder #27 em: 01 de Agosto de 2012, 16:01 »

Alguém me pode dar uma definição e o nível de QI associado a sobredotação?

Definições já foram apresentadas. Sobredotação intelectual implica estar, acho eu, no melhores 5%. Percentil 95 num teste de QI credenciado.
Registado
Páginas: 1 [2]   Ir para o topo
  Imprimir  

Ir para:  

Termos de Utilização | Política de Privacidade | F.A.Q. | Admissão | Teste Diagnóstico

SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal