Páginas: 1 [2] 3 4   Ir para o fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Teste Lisboa  (Lida 11374 vezes)
personagem
Neófito
*

« Responder #15 em: 12 de Fevereiro de 2012, 23:50 »

Interessada. Se houver, espero que seja ao fim-de-semana, já agora Sorri
Registado
lentini
Neófito
*

« Responder #16 em: 13 de Fevereiro de 2012, 02:18 »

Bem, mais um interessado. Aguardando por notícias.
Registado
tsuwal
Neófito
*

« Responder #17 em: 18 de Fevereiro de 2012, 15:41 »

+1 interessado. Avisem com antecedência sff.
Registado
tsuwal
Neófito
*

« Responder #18 em: 19 de Fevereiro de 2012, 02:29 »

Tenho duas dúvidas:
1 - Nós é que escolhemos o tipo de teste que vamos fazer para entrar na Mensa, por exemplo, escolhemos se fazemos um WAIS ou RAPM?

2 - Há limite de tempo na realização do teste? Isto é muito importante porque eu, nas RAPM, no teste de diagnóstico em 8 minutos resolvo muito pouco coisa, umas 10 ou 11 mas no triplo do tempo resolvo quase todas ou todas.
Registado
Jorge Mota
Mensanos
Profeta
*

ut praesset noctis

« Responder #19 em: 19 de Fevereiro de 2012, 09:55 »

1 - Nós é que escolhemos o tipo de teste (..)
2 - Há limite de tempo (...)

Convêm esclarecer estes pontos.
Em primeiro lugar: nos testes organizados pela MENSA, faz-se o teste fornecido pela MENSA, independentemente do teste que for; não é dado conhecimento prévio do teste, nem se usa um teste de uso corrente, como a WAIS ou a RAPM. O objectivo é evitar que alguns "candidatos a espertinhos" se ponham a treinar as respostas e queiram fazer o teste de admissão à MENSA como fazem os testes da escola... o objectivo do teste de admissão é aferir uma capacidade que já se tem, não fingir que se tem para passar.

Além disso, testes como a WAIS ou a RAPM não permitem aferir as capacidades dos mensanos. A RAPM é um teste que eu completo sozinho e na totalidade sem erros, em menos de dez minutos... a WAIS é um teste que não permite medir o meu QI... (já fiz um, e em todas as categorias fiquei acima do valor máximo possível de medir, pelo que fiquei sem saber qual era o meu QI real).

Por esse motivo, são usados testes mais complexos, ou seja, testes que estatisticamente se comprova que apenas podem ser respondidos por pessoas com capacidade superior. São exactamente o mesmo tipo de testes, apenas as perguntas são mais complexas.

O tempo é fundamental. No teste actual, existem duas versões de pontuação, correspondentes a dois tempos diferentes; nós usamos sempre o tempo mais curto, porque é o que permite destrinçar melhor o percentil 98.

Espero que entendam que pertencer à MENSA não é algo que se conquiste com tempo, esforço, treino ou estudo; pertencer à MENSA é algo que nasce connosco. Praticar testes, treinar a agilidade mental, isso é tudo muito importante e saudável, mas não aumenta o QI senão marginalmente; uma pessoa com QI de 125 poderá talvez atingir uma pontuação de 128 ou 132, mas fica na mesma fora da MENSA.

Dito isto, espero que os candidatos que se têm perfilado entendam a importância e a responsabilidade daquilo que se estão a propor, e louvo a vossa coragem! Também já estive desse lado, e sei o que vos deve estar a passar pela cabeça...
Registado

Não tenho nada contra gays, desde que não sejam homossexuais...
ribeirinho
VIP
Participante Ancestral
*

« Responder #20 em: 19 de Fevereiro de 2012, 15:27 »

A RAPM é um teste que eu completo sozinho e na totalidade sem erros, em menos de dez minutos... a WAIS é um teste que não permite medir o meu QI

Aqui  o Sobre rodas! não consegue evitar a constante gabarolice Sorri

« Última modificação: 19 de Fevereiro de 2012, 15:54 por ribeirinho » Registado
tsuwal
Neófito
*

« Responder #21 em: 19 de Fevereiro de 2012, 17:31 »

Só mais um pergunta. Não encontrei no fórum nenhum tópico que falasse dos benefícios de ser Mensano. Já sei que o maior ganho é poder conhecer pessoas interessantes nos encontros da Mensa e aqui no Fórum mas existe mais alguma coisa, por exemplo uma revista da Mensa que se receba? Ao fazermos parte da Mensa Portugal, fazemos automaticamente parte da Mensa Internacional? Podiam dar o link do forum da Mensa Internacional ou só os membros da Mensa é que podem participar nesse forum?
Registado
Renkinjutsushi
Participante Regular
*

« Responder #22 em: 19 de Fevereiro de 2012, 22:59 »

Dito isto, espero que os candidatos que se têm perfilado entendam a importância e a responsabilidade daquilo que se estão a propor, e louvo a vossa coragem! Também já estive desse lado, e sei o que vos deve estar a passar pela cabeça...

Eu só quero fazer o teste principalmente para saber o meu QI, porque até agora só tenho feito testes da Internet.
Tenho dúvidas que consiga entrar (pelas tais estimativas dos testes da Internet), mas ao menos fico a saber qual o valor do meu QI. E caso consiga, melhor, fico logo admitido.
Registado
Jorge Mota
Mensanos
Profeta
*

ut praesset noctis

« Responder #23 em: 20 de Fevereiro de 2012, 00:50 »

Os testes de admissão à Mensa são, actualmente, de admissão à Mensa Internacional; não existe ainda uma Mensa Portugal, apenas servimos de intermediários. Os resultados do teste muito provavelmente virão expressos em relação ao percentil, assinalando o sucesso ou não  na admissão; embora eu tenha recebido o valor do QI na minha carta de parabéns, sei que recentemente isso não tem acontecido. Não quero que se sintam defraudados se, porventura, fizerem o teste e receberem uma carta que apenas diga "Lamentamos mas o seu teste ficou abaixo dos mínimos" ou "Parabéns, o seu teste ficou além dos mínimos" sem referência a valores de QI...
Registado

coelho_buda
Comedor de cenouras extraordinário
Mensanos
Ícone
*

chaos ab ordo, ordo ad chaos

« Responder #24 em: 21 de Fevereiro de 2012, 08:21 »

@Renkinjutsushi:
A minha carta só fazia referência ao valor bruto e ao estar acima do percentil necessário para entrar na Mensa. Se o intuito é quantificar o seu QI, mais vale realizar um teste com um psicólogo.
Registado

cave et aude
O bem grita. O mal sussurra., pr. bali.
O bem fala num sussurro, o mal grita., pr. tibet.
O lado contrário tem um lado contrário, pr. jap.
veritatem ad paradoxom
Renkinjutsushi
Participante Regular
*

« Responder #25 em: 21 de Fevereiro de 2012, 13:13 »

That sucks  Neutral

Porquê que é assim? Será que eles ao corrigirem descartam logo assim que não se atinge o patamar da Mensa e não se dão ao trabalho de corrigirem o resto?
É que não vejo outro motivo.

Enfim...
Registado
Jorge Mota
Mensanos
Profeta
*

ut praesset noctis

« Responder #26 em: 21 de Fevereiro de 2012, 13:28 »

Eles têm que corrigir tudo para poderem saber qual o score final. A avaliação é feita pela contagem de respostas certas. Cada número de respostas certas corresponde a um valor.
Registado

José Herculano
Mensanos
Oráculo
*

Quid Est Veritas?

« Responder #27 em: 22 de Fevereiro de 2012, 14:00 »

That sucks  Neutral

Porquê que é assim? Será que eles ao corrigirem descartam logo assim que não se atinge o patamar da Mensa e não se dão ao trabalho de corrigirem o resto?
É que não vejo outro motivo.

Enfim...

O motivo é simples: a Mensa não faz testes de QI, faz testes de admissão à Mensa. Testes de QI fazem os psicólogos. E cobram seriamente por isso.
Registado

José Herculano

The woods are lovely, dark and deep
But I have promises to keep
And miles to go before I sleep
And miles to go before I sleep

Robert Frost
nunomendonca18
Neófito
*

« Responder #28 em: 22 de Fevereiro de 2012, 22:46 »

Olá! Se bem que sou um novato neste forum..mas também gostava de tentar a minha "sorte"..Sorri
Registado
Confuso
VIP
Participante Ancestral
*

« Responder #29 em: 23 de Fevereiro de 2012, 13:30 »

Com todo este dinheiro a entrar, certamente dará para pagar um bom almoço a muy dignos membros não-Mensanos deste fórum!
Registado
Páginas: 1 [2] 3 4   Ir para o topo
  Imprimir  

Ir para:  

Termos de Utilização | Política de Privacidade | F.A.Q. | Admissão | Teste Diagnóstico

SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal