Páginas: [1]   Ir para o fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Perguntas  (Lida 1185 vezes)
personagem
Neófito
*

« em: 07 de Agosto de 2011, 20:38 »

[Repetição deste posting de dia 24 de Julho no sub-fórum Novos Membros, por me estar a parecer que pouca gente passa por lá (tive uma resposta à pergunta 3, que agradeço, mas as outras duas continuam por responder). Desde já peço desculpa se for contra a política do fórum repetir postings noutro lugar, e obviamente se tal for o caso apagarei o posting repetido.]

Boa tarde (ou antes, noite). Não sou membro da Mensa, mas recentemente fiquei curiosa acerca da sociedade e da sua (in)existência em Portugal.

Podem dar-me algumas informações a esse respeito?

1) O que fazem os mensanos em Portugal, dado que não há uma Mensa Portugal? 1.1) E quantos são?

2) Um teste de QI antigo (de quando eu tinha 11 anos, tenho agora 34) feito numa psicóloga e com relatório (foi o WISC, penso que à época seria a 3a versão) serve para entrada? Caso contrário, como me posso inscrever nos vossos testes?

(sim, já fiz o teste-diagnóstico das pintinhas, ou lá como se chamava  e tinha uma boa probabilidade de entrar, o que não me surpreende, se o meu "score" antigo no WISC for minimamente indicativo)

3) Não directamente relacionado com a Mensa, mas antes com inteligência: é de esperar que os "scores" decresçam com a idade? Isto é, hoje em dia preciso de estar bem descontraída para fazer um bom resultado num daqueles testes de inteligência online (de padrões, etc), porque me distraio imenso, mas em criança estava sempre ou quase sempre capaz de me concentrar. Sinceramente, eu pensaria que tinha ficado "burra", não fosse o facto de de vez em quando estar suficientemente descontraída ou suficientemente concentrada num problema para voltar a encontrar os "saltos de pensamento" e insights que tanto prazer me davam em criança. Ou seja, a miúda ainda está lá, só que agora tem de saltar por cima das preocupações do dia-a-dia até conseguir ficar na frente do meu pensamento. Acho que o que quero saber é se há outros com esta experiência.

Bem, acima de tudo boa tarde, prazer em conhecer-vos.

- personagem
Registado
bobbyboy
Mensanos
Ícone
*

« Responder #1 em: 15 de Agosto de 2011, 13:26 »

Bem-vinda. Fixe

1) O que fazem os mensanos em Portugal, dado que não há uma Mensa Portugal?

Comem, bebem, conversam, discutem, contam anedotas, enfim, o que seria de esperar de qualquer convívio de amigos.

2) Um teste de QI antigo (de quando eu tinha 11 anos, tenho agora 34) feito numa psicóloga e com relatório (foi o WISC, penso que à época seria a 3a versão) serve para entrada? Caso contrário, como me posso inscrever nos vossos testes?

Não tenho a certeza, mas penso que actualmente apenas os testes supervisionados pela Mensa são aceites por cá. De qualquer forma alguém aqui poderá confirmar isso.

Normalmente as pessoas manifestam neste fórum o interesse em realizar o teste, e havendo um número suficiente de interessados marca-se uma data.

3) Não directamente relacionado com a Mensa, mas antes com inteligência: é de esperar que os "scores" decresçam com a idade?

Como já foi dito no outro tópico, o teste tem em conta as variações com a idade, i.e. o limiar de respostas necessárias para se qualificar é diferente nos diferentes grupos etários.
Registado

"Those who would give up essential liberty to purchase a little temporary safety deserve neither liberty nor safety."

Benjamin Franklin
personagem
Neófito
*

« Responder #2 em: 15 de Agosto de 2011, 22:59 »

Muito obrigada pela(s) resposta(s). Se houver um teste na zona de Lisboa (e não for muito caro, imagino que não seja) estarei interessada.

Cumprimentos
Registado
Páginas: [1]   Ir para o topo
  Imprimir  

Ir para:  

Termos de Utilização | Política de Privacidade | F.A.Q. | Admissão | Teste Diagnóstico

SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal