Páginas: [1] 2 3   Ir para o fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Por que é que a Mensa não fornece o resultado de QI?  (Lida 7683 vezes)
rui
Visitante
« em: 07 de Dezembro de 2003, 23:47 »

Por que é que a Mensa não fornece o resultado de QI? Desta forma quem faz o teste e não tira 148 não sabe qual é o seu QI.
Registado
romainsimoni
Mensanos
Participante Lendário
*

« Responder #1 em: 08 de Dezembro de 2003, 10:12 »

Desde quando?

A minha carta veio com o resultado (QI e correspondente percentil).
Registado

Era uma vez um pobre homem, tão pobre que tudo o que tinha era só dinheiro.
coelho_buda
Comedor de cenouras extraordinário
Mensanos
Ícone
*

chaos ab ordo, ordo ad chaos

« Responder #2 em: 08 de Dezembro de 2003, 11:07 »

Os testes corrigidos pela Mensa Internacional apenas informam se a pessoa entrou ou não. Não informam sobre o percentil nem sobre o resultado bruto que seria necessário para saber qual o QI.
As Mensa Nacionais têm políticas que variam. Algumas informam sobre tudo e outras fazem como a Internacional. As razões podem ser várias e incluir desde o facto de o teste não ter sido realizado num lugar "oficial" até ao evitar a discriminação (positiva ou negativa) entre membros com base no QI. Claro que isto é a minha opinião, não quer dizer que seja certa.
Registado

cave et aude
O bem grita. O mal sussurra., pr. bali.
O bem fala num sussurro, o mal grita., pr. tibet.
O lado contrário tem um lado contrário, pr. jap.
veritatem ad paradoxom
rui
Visitante
« Responder #3 em: 08 de Dezembro de 2003, 15:56 »

até ao evitar a discriminação (positiva ou negativa) entre membros com base no QI.

Essa seria uma boa política!
Registado
Fulano
Mensanos
Ícone
*

Diabo em forma de gente

« Responder #4 em: 08 de Dezembro de 2003, 18:22 »

Citação de: coelho_buda

Os testes corrigidos pela Mensa Internacional apenas informam se a pessoa entrou ou não. Não informam sobre o percentil nem sobre o resultado bruto que seria necessário para saber qual o QI

Pelos menos desde 1980 até há pouco tempo o resultado vinha completo com QI, escala e percentil.

Esta mudança súbita cheira-me a pressões exteriores à Mensa Internacional...

Entrar para a Mensa é como fazer os mínimos para concorrer aos Jogos Olimpicos.
Depois de estar cá dentro somos todos iguais, correr dá trabalho, vamos passar o resto da vida a organizar grandes tainadas! O que é que interessa quem corre mais depressa?
Essa mania Olimpica de que uns merecem ouro, outros prata, outros bronze e outros só uma palmadinha nas costas é péssima para a saúde mental dos atletas, induzindo-lhes complexos e recalcamentos!
 Mr. Green
Registado

Dizem que a Fé move montanhas, mas a dinamite então...[/b]
José Herculano
Mensanos
Oráculo
*

Quid Est Veritas?

« Responder #5 em: 08 de Dezembro de 2003, 18:43 »

Pelos menos desde 1980 até há pouco tempo o resultado vinha completo com QI, escala e percentil.

O meu resultado (25-Nov-2003) trazia QI e percentil.
Registado

José Herculano

The woods are lovely, dark and deep
But I have promises to keep
And miles to go before I sleep
And miles to go before I sleep

Robert Frost
Renato Conteiro
My name is Teiro, Renato Conteiro.
Mensanos
Participante Veterano
*

« Responder #6 em: 08 de Dezembro de 2003, 18:47 »

a minha carta indicava apenas que tinha ultrapassado o percentil X (98 ou 99) e o percentil correspondente a esse percentil (148 ou 156), na "escala standard".

Não indicava qual o meu QI individual nem qual é a "escala standard". Pensava eu que era a de Catell mas pelo que já li por aí parece que não.

Citação de: Fulano
Entrar para a Mensa é como fazer os mínimos para concorrer aos Jogos Olimpicos.
Depois de estar cá dentro somos todos iguais[...]

Concordo. Publicar o QI individual seria provocar a existência de mensanos de ouro, prata e bronze. Assim somos todos campeões olímpicos.   Fixe
Registado

Renato Conteiro
mystic_carnage
Mensanos
Participante Lendário
*

« Responder #7 em: 08 de Dezembro de 2003, 21:02 »

Eu já tive a oportunidade de referir o que vou escrever de seguida; mas como na altura ninguém levou muito a sério, aqui vai (outra vez): Mau ou muito zangado  LOL

A Mensa não refere o QI, a única maneira de se saber o QI é estando acima do percentil 98, e não atingindo o percentil 99.

O percentil para admissão é o 98. No entanto, caso alguém tenha errado menos de 6 (acho que é este o valor) perguntas (ou tenha acertado a totalidade do teste) fica colocado no percentil 99. O valor do percentil 99 é o valor máximo que a Mensa refere; não pode ser referido como valor de QI, porque quem se situa neste percentil não sabe se errou 6 ou nenhuma.

O valor para o percentil 99 é o seguinte, de acordo com a faixa etária:
14-16 anos: 172;
17-30 anos: 156;
31-40 anos: 164;
>=41 anos: 172.

A Mensa não refere o raw score; e a standard scale, que quase toda a gente refere como sendo a Cattel, não é ...

Isto é +- fácil de comprovar; há alguém que tenha obtido um valor superior aos supracitados?  Twisted Evil
Registado

"A primeira lei que a natureza me impõe é gozar à custa seja de quem for."
Doantien Alphonse François, Marquês de Sade
romainsimoni
Mensanos
Participante Lendário
*

« Responder #8 em: 08 de Dezembro de 2003, 21:37 »

Chocado
Registado

Fulano
Mensanos
Ícone
*

Diabo em forma de gente

« Responder #9 em: 08 de Dezembro de 2003, 22:46 »

Citação de: mystic_carnage

A Mensa não refere o QI,

Citação de: José Herculano

O meu de 1980 também. A escala referida era a de Cattel.
Mas contra a teimosia não há nada a fazer...

Isto é +- fácil de comprovar; há alguém que tenha obtido um valor superior aos supracitados?

Eu! Eu! Não sou espertinho?
 Piscadela

Mas não consigo resolver a equação 50x = 30x = 10x em que x é o preço da ovelha e não pode ser zero...
 :cry:
Registado

K.
Mensanos
Participante Lendário
*

« Responder #10 em: 08 de Dezembro de 2003, 23:17 »

(...) mas como na altura ninguém levou muito a sério (...)

Por acaso ouve alguém que ligou...  Fixe

Citação de: K.
Os seus esclarecimentos foram realmente úteis no clarificar destes mistérios que envolvem o ingresso na Mensa!

... no tópico "STANDARD SCALE RAPM set II".

Já agora propunha a algum dos nossos moderadores que colocassem o esclarecimento numa pasta própria inamovível.
Registado
mystic_carnage
Mensanos
Participante Lendário
*

« Responder #11 em: 09 de Dezembro de 2003, 02:00 »

Citação de: José Herculano

O meu de 1980 também. A escala referida era a de Cattel.
Mas contra a teimosia não há nada a fazer...

A única teimosia que eu noto, é a sua.
A minha carta também refere o valor do QI, mas esse valor (como já referi n vezes) refere-se no máximo ao percentil 99; logo não pode ser entendido como o QI real.

Isto é +- fácil de comprovar; há alguém que tenha obtido um valor superior aos supracitados?

Eu! Eu! Não sou espertinho?

Não, não é espertinho. Só prova a vetustez da sua admissão. Lá porque na era jurássica o teste tinha como referência a escala Cattel, não nos venha agora prestar esclarecimentos, qual Velho do Restelo... LOL
Não é por acaso que você é o único a não encaixar na norma ... Twisted Evil

Neste assunto, eu sei do que estou a falar. Contactei a Mensa International, via telefone, várias vezes, até que consegui falar com a Ms Rebecca Wilson. Esta senhora é a Assistant Director pelo que, presumo, sabe o que está a dizer. A escala actual, não é Cattel, Weschler ou Binet; é uma escala específica para o RAPM set II; e a ter que ser aproximada a uma destas 3 escalas, estaria mais perto da Weschler (segundo a opinião da psicóloga da Mensa International).
Registado

"A primeira lei que a natureza me impõe é gozar à custa seja de quem for."
Doantien Alphonse François, Marquês de Sade
Fulano
Mensanos
Ícone
*

Diabo em forma de gente

« Responder #12 em: 09 de Dezembro de 2003, 08:05 »

A minha carta também refere o valor do QI, mas esse valor (como já referi n vezes) refere-se no máximo ao percentil 99; logo não pode ser entendido como o QI real.

A frase é "o seu QI na escala de Cattel é de X".
Entenda-se o que se quizer...

Não é por acaso que você é o único a não encaixar na norma ...

Obrigado!
Como isso é uma das caracteristicas da sobredotação, talvez eu seja o único... LOL

Neste assunto, eu sei do que estou a falar. Contactei a Mensa International, via telefone, várias vezes, até que consegui falar com a Ms Rebecca Wilson. Esta senhora é a Assistant Director

Pois... falou com a assistente da direcção, que é como quem diz a secretária. Provavelmente contratada a prazo e não necessariamente membro sequer. Também já tive umas trocas de piropos com a moça que acabaram com ela a dizer que não, infelizmente não tinha fotos em fato de banho...
 Mr. Green
Registado

romainsimoni
Mensanos
Participante Lendário
*

« Responder #13 em: 09 de Dezembro de 2003, 09:06 »

Não são necessárias discussões. Acredito que ambos tenham razão, uma vez que a Mensa passou por várias mudanças no modo como formulava e qual informação fornecia com a sua carta de admissão ao longo dos anos. Vinte anos atrás, creio que o raw score também era fornecido junto com o resultado, coisa que deixou de ser feito, como se pode verificar.
Registado

coelho_buda
Comedor de cenouras extraordinário
Mensanos
Ícone
*

chaos ab ordo, ordo ad chaos

« Responder #14 em: 09 de Dezembro de 2003, 10:14 »

Citação de: romainsimoni
Não são necessárias discussões. Acredito que ambos tenham razão, uma vez que a Mensa passou por várias mudanças no modo como formulava e qual informação fornecia com a sua carta de admissão ao longo dos anos. Vinte anos atrás, creio que o raw score também era fornecido junto com o resultado, coisa que deixou de ser feito, como se pode verificar.

Como diria o Michaelangelo das Tartarugas Ninja: "Exactamondo dudes!". Há vinte anos era assim, hoje em dia já não é. A única coisa que vem indicado nas cartas que vêm para Portugal é o 148/156/164/172 e o percentil correspondente, 98 ou 99.

Fulano, a Menina Wilson é membro da Mensa. É ela que trata das correcções dos testes da Mensa Internacional e outros assuntos administrativos como confirmar se uma pessoa faz parte da Mensa ou não, pagamento das anuidades, pagamento dos testes, etc.
Registado

cave et aude
O bem grita. O mal sussurra., pr. bali.
O bem fala num sussurro, o mal grita., pr. tibet.
O lado contrário tem um lado contrário, pr. jap.
veritatem ad paradoxom
Páginas: [1] 2 3   Ir para o topo
  Imprimir  

Ir para:  

Termos de Utilização | Política de Privacidade | F.A.Q. | Admissão | Teste Diagnóstico

SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal