Páginas: [1] 2 3 ... 6   Ir para o fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: A venda das Ovelhas (QT 4)  (Lida 24258 vezes)
cpsimoes
Web Junkie
Menѕanoѕ
Ícone
*

« em: 02 de Dezembro de 2003, 22:12 »

Sugerido e bem pelo mystic que alguns dos problemas do meu site pessoal cpsimoes.net aqui fossem colocados. Obrigado pela ideia OK!

Começo pelo problema que menos respostas correctas recebeu até agora e que mais risos tem causado com outras respostas menos correctas  

Respostas apenas por MP ou email, por favor!

Problema 4- A venda das ovelhas (120 pontos)

Há já muitos anos (claro), vivia em Portugal um bom e velho pastor que tinha três filhos. Um dia, enquanto conversava com o dono do rebanho que diariamente apascentava, orgulhosamente afirmou que os seus filhos eram dotados de uma altíssima inteligência e de um raro poder imaginativo.

O patrão, invejoso e implicante, irritou-se ao ouvir o pastor elogiar o talento dos jovens e mandou chamar à sua presença os três rapazes, para apurar da sua alegada inteligência. As suas palavras foram as seguintes:

- Estão aqui 90 ovelhas que vocês deverão vender na feira de gado que se realizará no próximo sábado. Luís, que é o mais velho levará 50; João levará 30 e Pedro, o mais novo será encarregado de vender as 10 restantes. Mas tomem atenção: Terão que vender todas as ovelhas! O Luis terá que vender 50 ovelhas, o João 30 e o Pedro as 10 restantes. Pelo preço que o Luís vender as suas ovelhas, deverão os outros negociar as suas, isto é, se o Luís decidir vender a 1.000 escudos por ovelha, será esse o preço pelo qual João e Pedro deverão vender as que levam. Façam a venda de modo a que apurem, no final, QUANTIAS IGUAIS e que não reste alguma ovelha por vender. Reparem bem: não quero que voltem com uma ovelha que seja e quero que estas me rendam algum dinheiro!

Aquele problema, assim posto, afigurava-se absurdo e disparatado. Como resolvê-lo? As ovelhas, segundo a condição imposta pelo dono, deviam ser vendidas pelo mesmo preço. Ora, nessas condições, é claro que a venda de 50 ovelhas devia render muito mais que a venda de 30 ou de 10 apenas. Como os rapazes nao encontrassem a forma de resolver o caso, foram consultar o velho e sábio médico da aldeia sobre o problema.

O velho médico, depois de encher várias folhas de números, fórmulas e equações, concluiu:

- Rapazes! Este problema é de uma simplicidade cristalina. Vendam as noventa ovelhas, conforme o dono ordenou e chegarão, sem erro, ao resultado que ele mesmo determinou!

No sábado seguinte, os três irmãos foram à feira de gado e venderam todas as ovelhas, isto é, Luís vendeu 50, João vendeu 30 e o Pedro vendeu 10. O preço foi sempre o mesmo e, no fim, todos eles apuraram a mesma quantia.

COMO ?

Respostas para Quebra-Tolas com o seguinte assunto: "Quebra-Tolas: Problema 4".

Comentários em 02/09/2001: O preço de cada ovelha e o resultado apurado por cada irmão deve ser maior que 0 (vender por 0 é dar e isso não está previsto no enunciado). Por outro lado, não se considera uma venda entre os irmãos como válida: os irmãos não devem voltar com uma ovelha que seja.

Algumas respostas brilhantes:

Se a feira era de gados como conseguram vender ovelhas?

vendendo todo o rebanho em conjunto( 90 ovelhas) e dividindo o valor recebido pelos 3 irmãos fica o problema resolvido.

Vende-se ovelhas na feira de Gado ????

Registado

Fala pouco, lê muito, observa tudo...
Fulano
Mensanos
Ícone
*

Diabo em forma de gente

« Responder #1 em: 02 de Dezembro de 2003, 22:40 »

O PREÇO que o Luis faz pode incluir uma campanha promocional?
Tipo 10% de desconto por cada ovelha a mais?

Registado

Dizem que a Fé move montanhas, mas a dinamite então...[/b]
cpsimoes
Web Junkie
Menѕanoѕ
Ícone
*

« Responder #2 em: 02 de Dezembro de 2003, 22:43 »

nop Twisted Evil
Registado

PaiDaMorte
Mensanos
Participante Ancestral
*

« Responder #3 em: 02 de Dezembro de 2003, 22:49 »

Esse problema já me deu tantas dores de cabeça e ... quando finalmente já me tinha esquecido dele , eis se não quando aparece feito do nada , assim como não quer a coisa eheheh.

Já tive varias respostas na cabeça mas nenhuma que me satisfizesse , penso que esse é dos problemas que quando uma pessoa acerta , sabe logo que está certo.
Registado

Pensar é indiscutivelmente a tua melhor arma
Os erros são o teu melhor professor.
cpsimoes
Web Junkie
Menѕanoѕ
Ícone
*

« Responder #4 em: 03 de Dezembro de 2003, 14:21 »

Respostas Correctas:

OK! mystic_carnage (aliás, mais que correcta   )
Registado

limc
Visitante
« Responder #5 em: 03 de Dezembro de 2003, 14:58 »

Olá!
Este problema é estranho... Parece-me uma questão de português. Correndo o risco de fazer uma pergunta ingénua, o que quer dizer "Façam a venda de modo a que apurem, no final, QUANTIAS IGUAIS..."?
Sendo uma nova participante no fórum, gostava de saber se a resposta aos problemas propostos é facultada, passado algum tempo, necessário para reflexão...   Sorri

Saudações
Registado
coelho_buda
Comedor de cenouras extraordinário
Mensanos
Ícone
*

chaos ab ordo, ordo ad chaos

« Responder #6 em: 03 de Dezembro de 2003, 15:11 »

Bem-vinda ao fórum limc! De orelha a orelha

Sim, as respostas são colocadas no respectivo tópico após se chegar à conclusão que mais ninguém quer responder.

Boas participações,
Orlando.
Registado

cave et aude
O bem grita. O mal sussurra., pr. bali.
O bem fala num sussurro, o mal grita., pr. tibet.
O lado contrário tem um lado contrário, pr. jap.
veritatem ad paradoxom
K.
Mensanos
Participante Lendário
*

« Responder #7 em: 03 de Dezembro de 2003, 15:26 »

Epá, o dos quebra-tolas também? Se assim for, avisem antes de colocar a resposta, porque ainda não enviei as minhas respostas aos quebra-tolas do Carlos. Como são muitos, tenho as respostas dispersas e ainda não as passei a limpo.
Registado
coelho_buda
Comedor de cenouras extraordinário
Mensanos
Ícone
*

chaos ab ordo, ordo ad chaos

« Responder #8 em: 03 de Dezembro de 2003, 15:49 »

K., a prática até agora tem sido sempre esta. Penso que o Carlos a irá manter, pelo menos em relação a este problema. De qualquer forma, para ter a certeza, é melhor enviar-lhe uma mp.
Registado

cave et aude
O bem grita. O mal sussurra., pr. bali.
O bem fala num sussurro, o mal grita., pr. tibet.
O lado contrário tem um lado contrário, pr. jap.
veritatem ad paradoxom
cpsimoes
Web Junkie
Menѕanoѕ
Ícone
*

« Responder #9 em: 03 de Dezembro de 2003, 16:50 »

Citação de: limc
Olá!
Este problema é estranho... Parece-me uma questão de português. Correndo o risco de fazer uma pergunta ingénua, o que quer dizer "Façam a venda de modo a que apurem, no final, QUANTIAS IGUAIS..."?

Quer dizer isso mesmo  Sorri , não, não é uma questão de português: cada um deles venderá as suas ovelhas e apurará o mesmo resultado que os outros dois.

Quanto à publicação das respostas do QT, dado que se trata de uma das partes mais importantes do meu site pessoal, peço imensa desculpa ao Orlando, mas não as colocarei aqui  Triste ... façamos assim, as soluções serão fornecidas por email a quem o desejar, desde que seja um participante regular deste fórum e tenha tentado arduamente  Twisted Evil  resolver o(s) problema(s)...
Registado

limc
Visitante
« Responder #10 em: 04 de Dezembro de 2003, 15:34 »

Obrigada pelas respostas.  Sorri
Ainda estou a tentar encontrar a "simplicidade cristalina" do problema...
Registado
Looker
Mensanos
Profeta
*

« Responder #11 em: 04 de Dezembro de 2003, 23:43 »

Viva limc !

...mais uma "minina" !!!!!!! Espero que se torne uma participante muito activa !!! (eu também sou "ela"...)

Bem vinda ao fórum, limc !  Flores  Um brinde!

Saudações,
Looker
Registado
PaiDaMorte
Mensanos
Participante Ancestral
*

« Responder #12 em: 05 de Dezembro de 2003, 12:55 »

Esta comunidade não para de crescer , espanta-me todos os dias .

Bem vinda Limc  Beijos!

Looker , sempre simpática ehehe  Piscadela
Registado

Pensar é indiscutivelmente a tua melhor arma
Os erros são o teu melhor professor.
limc
Visitante
« Responder #13 em: 05 de Dezembro de 2003, 14:16 »

Olá Looker! Olá PaiDaMorte!

Obrigada pela simpatia!  Sorri

Pois é... há poucas meninas a participar...
Vou tentar dar o meu contributo mas estes problemas não parecem fáceis... Rola os olhos:

Saudações
Registado
Fulano
Mensanos
Ícone
*

Diabo em forma de gente

« Responder #14 em: 08 de Dezembro de 2003, 23:10 »

As ovelhas têm que ser vendidas em dinheiro só?
(estou a lembrar-me do alentejano que apostou com os amigos que venderia um porco na feira por 10.000 contos. Quase que ganhou... trocou por duas galinhas de 5.000 contos cada uma) Sorriso grande

As ovelhas só podem ser vendidas inteiras?
Poderia o mais velho barbear os bichos e o mais novo vender a lã?

Registado

Dizem que a Fé move montanhas, mas a dinamite então...[/b]
Páginas: [1] 2 3 ... 6   Ir para o topo
  Imprimir  

Ir para:  

Termos de Utilização | Política de Privacidade | F.A.Q. | Admissão | Teste Diagnóstico

SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal