Páginas: [1] 2 3   Ir para o fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Teste da Mensa no Porto  (Lida 6409 vezes)
rui
Visitante
« em: 13 de Agosto de 2003, 22:21 »

Estou inscrito desde 28 de Junho para fazer o teste. Sou de Gaia e penso que vou fazer o teste no Porto. Alguém me pode dizer por que razão está a demorar tanto tempo? Estou a ferver de impaciência. Mau ou muito zangado
Registado
coelho_buda
Comedor de cenouras extraordinário
Mensanos
Ícone
*

chaos ab ordo, ordo ad chaos

« Responder #1 em: 14 de Agosto de 2003, 08:12 »

O Jorge Mota está a tentar arranjar um local para poder realizar os testes na área do Porto. Não sei se já conseguiu ou não. O atraso deve-se provavelmente a isso e ao facto de Agosto ser o mês em que toda a gente tira férias.  'Tou na praia!
Registado

cave et aude
O bem grita. O mal sussurra., pr. bali.
O bem fala num sussurro, o mal grita., pr. tibet.
O lado contrário tem um lado contrário, pr. jap.
veritatem ad paradoxom
Anonymous
Visitante
« Responder #2 em: 15 de Agosto de 2003, 15:00 »

E em Lisboa?
Está previsto mais algum teste?
Inscrevi-me em meados de Julho para o teste mas ainda não tive qualquer notícia...
Uma pergunta: até que ponto o teste da página da Mensa dá indicação da possibilidade de entrar para a Mensa?
Registado
Cyborg
Mensanos Visitantes
Participante Ancestral
*

« Responder #3 em: 15 de Agosto de 2003, 21:16 »

Uma pergunta: até que ponto o teste da página da Mensa dá indicação da possibilidade de entrar para a Mensa?

Não dá nenhum indicação.
Registado

OPerditoremArgumentorumFallac iorum!
CumRediuistiTamenArtesRecteCo nsiderandiDisputandiqueTuaeNe cessePassimSunt.
ItaHicIuuabisEtCaeteriAlibiNe IlliStultiAccredentesSemetNos queIpsosObNihilaInterficiant!
Looker
Mensanos
Profeta
*

« Responder #4 em: 19 de Agosto de 2003, 21:25 »

Citação de: Cyborg

Não dá nenhum indicação.

Boa !!!...
Então é apenas uma técnica de marketing dos queridos mensanos portugueses !!! LOL
Fazem um teste fácil, na perspectiva de atrair gente para as suas fileiras !...

Saudações,
Looker
Registado
romainsimoni
Mensanos
Participante Lendário
*

« Responder #5 em: 20 de Agosto de 2003, 04:51 »

A facilidade ou dificuldade do tal teste depende de quem o experimenta.
Registado

Era uma vez um pobre homem, tão pobre que tudo o que tinha era só dinheiro.
rui
Visitante
« Responder #6 em: 20 de Agosto de 2003, 22:40 »

Não sei se é um teste fácil para a maioria. Para mim não foi. O meu resultado não foi grande coisa. Os problemas são muito idênticos e não gostei de o fazer.
Para saber se se pode entrar para a Mensa o melhor a fazer é executar o RAPM set II. É obvio não é? Sorri
O teste da Mensa dinamarquesa é muito mais interessante e segundo alguns Mensanos que o realizaram é parecido com o teste de Raven. Pena é que não esteja disponível fora da Dinamarca neste momento. Mas existe a versão posterior, a 3.0 em:

www.iqtest.dk
Registado
Looker
Mensanos
Profeta
*

« Responder #7 em: 21 de Agosto de 2003, 17:56 »

O.K. colegas !
Percebo os vossos comentários !  Piscadela:

Mas a questão é esta :
-Se o teste da página da Mensa não dá qualquer indicação objectiva da possibilidade (e não da certeza...) de entrar, ou não, para a dita, então mais vale não se perder tempo com isso - o teste não tem qualquer utilidade ! Para quê, nesse caso, incluí-lo na página ? A menos que seja meramente uma manobra de marketing...

Note-se que, quando falo na facilidade do teste, é óbvio que essa facilidade é relativa a quem o faz...é suposto ser assim, não ? O problema é a falta de critério objectivo do teste, a avaliar pelo comentário de Cyborg...

Então pergunto...
O teste da página da Mensa é só uma manobra de marketing ?... Rola os olhos:

Saudações,
Looker
Registado
Cyborg
Mensanos Visitantes
Participante Ancestral
*

« Responder #8 em: 21 de Agosto de 2003, 21:29 »

-Se o teste da página da Mensa não dá qualquer indicação objectiva da possibilidade (e não da certeza...) de entrar, ou não, para a dita, então mais vale não se perder tempo com isso - o teste não tem qualquer utilidade ! Para quê, nesse caso, incluí-lo na página ? A menos que seja meramente uma manobra de marketing...

Boa pergunta.

Note-se que, quando falo na facilidade do teste, é óbvio que essa facilidade é relativa a quem o faz...é suposto ser assim, não ? O problema é a falta de critério objectivo do teste, a avaliar pelo comentário de Cyborg...

O problema não é o teste do site ser fácil ou difícil. O problema é que ele não tem absolutamente nada a ver com o verdadeiro teste da Mensa.
Registado

ItaHicIuuabisEtCaeteriAlibiNe IlliStultiAccredentesSemetNos queIpsosObNihilaInterficiant!
K.
Mensanos
Participante Lendário
*

« Responder #9 em: 21 de Agosto de 2003, 21:37 »

Valha-me Deus, que esta gente só vê as coisas a preto e branco... Rola os olhos:

Nenhum teste dá certezas. São apenas indicadores com alguma margem de probabilidade. Quanto mais parecidos são os testes, maiores serão as certezas, e menores serão as margens.
Pelo que ví do teste da Mensa Dinamarquesa, este assemelha-se mais ao teste de entrada na Mensa (RAPM), e portanto parece-me que o seu resultado é mais fiável em relação ao teste da Mensa Portuguesa, da Mensa Brasileira e ao da Mensa Internacional.
Existem, ainda, os testes Matrix A, B, e C que, a meu vêr, são um bom indicador dos possíveis desempenhos no teste de ingresso.

No entanto, o RAPM é só um, o da Mensa e mais nenhum... LOL

Só depois de o fazer é que cada pessoa pode avaliar a verdadeira dificuldade deste, em comparação com todos os outros.
No entanto, o conselho que vem no final de cada um destes testes on-line das Mensas não é para ignorar... Se, de facto, o teste indica fortes probabilidades de sucesso no RAPM, porque não fazê-lo?

Rui, parece-me, que podes sentir mais seguro quanto ao teste da DK. O teste da PT é muito vocacionado para a visualização espacial, sendo que quem tem um maior treino ou habilidade para este tipo de pensamento está, seguramente, mais confortável ao realizá-lo. As operações de transformação das matrizes obdecem a uma lógica verdadeiramente simples, não sendo necessária muita inteligência para as resolver. Por isso este centra-se, primeiramente, na capacidade de recriar mentalmente os movimentos das diferentes peças nos quadrados, e não tanto na capacidade de identificar um conjunto de lógicas tangíveis que concorram para a selecção da matriz que falta.

Neste aspecto, o RAPM parece-me um teste muito mais 'puro', porque é muito mais isento de outras habilidades intelectuais mais periféricas à inteligência.

Estou certo que deves confiar mais nos resultados que obtiveste no teste da DK!
 Piscadela:
Registado
Cyborg
Mensanos Visitantes
Participante Ancestral
*

« Responder #10 em: 21 de Agosto de 2003, 21:48 »

Opa, então desculpem-me. Como "teste da página da Mensa" eu entendia que falávamos daquele "Mensa workout" da mensa do brasil e da internacional. Nem lembrava do iqtest.dk.
Registado

rui
Visitante
« Responder #11 em: 21 de Agosto de 2003, 22:30 »

Miguel Santos escreveu:

Rui, parece-me, que podes sentir mais seguro quanto ao teste da DK. O teste da PT é muito vocacionado para a visualização espacial, sendo que quem tem um maior treino ou habilidade para este tipo de pensamento está, seguramente, mais confortável ao realizá-lo. As operações de transformação das matrizes obdecem a uma lógica verdadeiramente simples, não sendo necessária muita inteligência para as resolver.

Espero que tenha razão. Vai para aqui uma confusão com as escalas usadas e se alguns testes medem ou não o QI. Confuso
Registado
Looker
Mensanos
Profeta
*

« Responder #12 em: 22 de Agosto de 2003, 23:25 »

Só um pequeno esclarecimento... Piscadela:

Quando falo no teste da página da Mensa, refiro-me ao pequeno teste que vem no site do grupo de membros portugueses...

www.mensa-pt.org

Saudações,
Looker
Registado
K.
Mensanos
Participante Lendário
*

« Responder #13 em: 23 de Agosto de 2003, 01:13 »

Citação de: Looker
Só um pequeno esclarecimento... Piscadela:

Quando falo no teste da página da Mensa, refiro-me ao pequeno teste que vem no site do grupo de membros portugueses...

www.mensa-pt.org

Saudações,
Looker

Sim! Também me refiro a esse, bem como aos outros testes on-line disponibilizados pelas diferentes Mensas locais.
Registado
rui
Visitante
« Responder #14 em: 25 de Agosto de 2003, 20:25 »

Looker escreveu:

O teste da página da Mensa é só uma manobra de marketing ?...

Seria mais interessante colocarem um teste do tipo do iqtest. Este é parecido com o RAPM e pode dar indicações mais precisas. E é um teste muito interessante. Foi o que eu achei.

Cyborg escreveu:

O problema não é o teste do site ser fácil ou difícil. O problema é que ele não tem absolutamente nada a ver com o verdadeiro teste da Mensa.

Disse e está dito.

Miguel Santos escreveu:
Nenhum teste dá certezas. São apenas indicadores com alguma margem de probabilidade. Quanto mais parecidos são os testes, maiores serão as certezas, e menores serão as margens.

É o teste da Mensa devia ser parecido com o da Mensa Dinamarquesa. Não podem adoptar o teste da Mensa Dinamarquesa?

Existem, ainda, os testes Matrix A, B, e C que, a meu vêr, são um bom indicador dos possíveis desempenhos no teste de ingresso.

Também gostei dos testes. São provavelmente mais fiáveis do que o teste da Mensa Portuguesa.
Registado
Páginas: [1] 2 3   Ir para o topo
  Imprimir  

Ir para:  

Termos de Utilização | Política de Privacidade | F.A.Q. | Admissão | Teste Diagnóstico

SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal