Páginas: [1]   Ir para o fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: O que é a Mensa?  (Lida 2318 vezes)
Koleor
Visitante
« em: 19 de Março de 2005, 01:38 »

Desculpem-me a ignorância!
Descobri este fórum há pouco tempo, quando pesquisava por textos sobre o conceito de inteligência.

Desconhecia que existisse uma organização para pessoas muito inteligentes e fiquei cheia de curiosidade em saber o que é que se faz num grupo destes...
Têm alguma forma de apoio à sobredotação?

Qual é o contributo e o interesse de uma organização destas?
(não levem a mal a pergunta...só estou a tentar conhecer um pouco o vosso grupo)
Registado
Jorge Mota
Mensanos
Profeta
*

ut praesset noctis

« Responder #1 em: 19 de Março de 2005, 12:35 »

Citação de: Koleor
Qual é o contributo e o interesse de uma organização destas?
(não levem a mal a pergunta...só estou a tentar conhecer um pouco o vosso grupo)

Não fora esta a zona pública, e tu teres-te desculpado, e já estarias a levar uma resposta torta à minha maneira!  Mr. Grin
Penso que na página inicial (http://www.mensa-pt.org/) se esclarece um pouco mais quem somos e o que queremos. Quanto ao "contributo" e ao "interesse"... quem disse que temos de contribuir com alguma coisa ou ser interessantes? E que apoio necessitam os sobredotados, que não o seu reconhecimento e valorização? Porque é que continuamos a encarar a sobredotação como uma doença e os sobredotados como anormais? Porque necessitam os pais de apoio para os seus filhos sobredotados, não sabem ser pais?...
Enfim, a tua questão (que é pertinente) levanta muitas mais..........

Fica por aqui, e irás conhecendo um pouco melhor quem somos.

(Definição pela negativa - nós NÃO somos: uma sociedade secreta; um clube de vaidosos; uma célula da Al-Qaeda; um grupo de auto-ajuda para os Intelectuais Anónimos; uma organização para subsidiar o tratamento de crianças sobredotadas; ...)
Registado

Não tenho nada contra gays, desde que não sejam homossexuais...
Koleor
Visitante
« Responder #2 em: 19 de Março de 2005, 15:51 »

Obrigada pela resposta, Jorge Mota! Ainda bem que não levou a mal as minhas perguntas, porque não tinha a intenção de "picar" ninguém. É mesmo só curiosidade.

Queria só fazer um pequeno reparo em relação ao apoio à sobredotação: não me referia aos "pobrezinhos dos sobredotados que são marginalizados pela sociedade". Não quería colocar as coisas nesses termos. Só que tenho constatado que o potencial de muita gente inteligente é desperdiçado, muitas vezes por culpa própria, outras vezes pela própria organização da sociedade em que vivemos. Daí a minha pergunta, no sentido de saber se a Mensa podería contribuir, de algum modo, para que isso não sucedesse.

Li na página que me indicou que o objectivo deste grupo é formar uma Mensa em Portugal. Pensei que isto já fosse uma Mensa portuguesa. Pelos vistos estava enganada.
E depois de formada a Mensa em Portugal o que é que tencionam fazer?

Aproveito para desejar boa sorte para os vossos projectos!

Vou ficar aqui pelo fórum por mais uns tempos, para vos conhecer melhor. Sorri
Registado
Jorge Mota
Mensanos
Profeta
*

ut praesset noctis

« Responder #3 em: 19 de Março de 2005, 20:06 »

Citação de: Koleor
Só que tenho constatado que o potencial de muita gente inteligente é desperdiçado, muitas vezes por culpa própria, outras vezes pela própria organização da sociedade em que vivemos.
(...)
E depois de formada a Mensa em Portugal o que é que tencionam fazer?

Quando é por culpa própria, é porque a pessoa inteligente não viu a sua inteligência valorizada pela sociedade, por isso até nesses casos depende da organização da sociedade em que vivemos. Por isso, corrijiria a primeira frase: o potencial de muita gente inteligente é desperdiçado, muitas vezes de forma indirecta, outras vezes de forma directa pela organização da sociedade em que vivemos.
Quanto à segunda frase, o objectivo é óbvio: a dominação mundial!  Sorriso grande
Registado

Não tenho nada contra gays, desde que não sejam homossexuais...
omni
Mensanos
Oráculo
*

« Responder #4 em: 19 de Março de 2005, 21:45 »

Citação de: Jorge Mota

Quanto à segunda frase, o objectivo é óbvio: a dominação mundial!  Sorriso grande

Bolas!  - Isso era segredo Jorge, não era para se dizer.
Registado

You don´t play because you get old Rebenta a bolha! you get old because you don´t play.
If you want to stay alive, live, and restart to enjoy living Flores you live as long as you like living.
Páginas: [1]   Ir para o topo
  Imprimir  

Ir para:  

Termos de Utilização | Política de Privacidade | F.A.Q. | Admissão | Teste Diagnóstico

SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal