F.A.Q.
QUESTÕES FREQUENTES (FAQ)

O que é que significa Mensa?
Quantos membros tem a Mensa?
Quantas Mensa Nacionais existem?
Posso entrar para a Mensa?
Qual é a definição de Q.I.?
Como posso fazer o teste?
Como poderei saber se tenho um Q.I. elevado?
Qual é a fiabilidade desse teste?
Tenho um Q.I. de 148. O que quer isso dizer?
Como é o teste da Mensa?
Posso utilizar o resultado de outro teste de inteligência administrado e supervisionado por um psicólogo?
Quanto custa o teste?
Porque não é mais barato o teste?
O que ganho eu em entrar para a Mensa?
Porque é que só posso contactar o Grupo de Membros Portugueses por e-mail?
Porque é que tenho que pagar para ser membro da Mensa?

» O que é que significa Mensa?
Mensa é a palavra em Latim para mesa. A escolha deste nome derivou da ideia de uma mesa livre de preconceitos como local de reunião.

» Quantos membros tem a Mensa?
Existem cerca de 100.000 membros em mais de 100 países do mundo.

» Quantas Mensas Nacionais existem?
Além da Mensa International destinada a apoiar todos os membros que não pertencem a uma Mensa nacional, existem cerca de 40 Mensa nacionais, repartidas por todos os continentes, com a excepção da Antártida.

» Posso entrar para a Mensa?
Se tiver obtido uma classificação num teste de Quociente de Inteligência, válido e devidamente supervisionado, que o coloque nos 2% superiores da população mundial, poderá inscrever-se.

» Qual é a definição de Q.I.?
Q.I. é a abreviatura de quociente de inteligência. O conceito de quociente de inteligência foi adoptado pelo psicólogo norte-americano Louis Terman em 1915. O Q.I. é calculado de acordo com a fórmula: Q.I. = IM/IC x 100 em que IM é a "idade mental" (a idade em que uma criança média é capaz de desempenhar determinadas tarefas) e IC é a "idade cronológica". Daí o facto de uma pessoa média possuir um Q.I. de 100.

» Como posso fazer o teste?
Poderá inscrever-se neste website utilizando para tal formulário disponível em 'Inscrição'. Poderá também dirigir-se ao website da Mensa International ou da Mensa Brasil. NOTA IMPORTANTE SOBRE A CONFIDENCIALIDADE DO RESULTADO DO TESTE: O resultado do teste de admissão é obviamente confidencial. Após realizado, o teste é enviado pelo supervisor para o psicólogo da Mensa. A Mensa enviará o resultado obtido somente ao candidato e para a morada que declarou no acto de inscrição. O supervisor não receberá qualquer qualquer informação adicional. A Mensa não revela os resultados dos testes a alguém mais que não o candidato.

» Como poderei saber se tenho um Q.I. elevado?
Apenas você poderá responder a esta pergunta. Interiormente deverá saber se sempre sentiu facilidade de resolver problemas reais ou abstractos que "puxassem" pela cabeça. Por exemplo, algumas das características apresentadas por adultos e jovens dotados são as seguintes:

Bons solucionadores de problemas e quebra-cabeças;
Excelente capacidade de concentração;
Perfeccionistas;
Gosto pela leitura;
Boa memória;
Fascinados pela matemática e pelos números;
Atentos aos pormenores e perspicazes;
Exacerbadamente sensíveis;
Frequentemente, sentem-se não sincronizados com os que os rodeiam;
Questionadores das regras ou autoridades estabelecidas;
Um certo gosto pelo coleccionismo;
Tentam superar-se a si próprios perante um bom desafio;
Aprendem coisas novas rapidamente;
Tomam frequentemente posições firmes contra aquilo que consideram injusto;
Adoram uma ardente discussão de ideias;
Geralmente, foram considerados na sua infância como avançados no seu desenvolvimento;
Excelentes alunos ou, pelo contrário, desinteressados e pouco motivados por falta de estímulo intelectual.

» Qual é a fiabilidade desse teste?
Os testes de Q.I. tiveram muitos desenvolvimentos desde o inicio do século XX, sendo hoje universalmente aceites e possuem uma margem de erro diminuta. Este assunto é demasiado vasto para ser exposto numa FAQ, caso pretenda informar-se melhor poderá fazer uma pesquisa na Internet sobre esse assunto.

» Tenho um Q.I. de 148. O que quer isso dizer?
Antes de mais, convém saber qual a escala em que este valor está expresso. Existem diversos testes cujos resultados são aceites pela Mensa, mas as suas escalas são diferentes. Não faz sentido falar do valor obtido sem definir se se está a usar a escala de Cattell, Stanford-Binet ou Wechsler. Devido ao facto de existirem diversos testes com escalas diferentes, a Mensa indica uma percentagem da população.

» Como é o teste da Mensa?
Certamente já terá visto ou ouvido falar dos chamados testes psicotécnicos ou psicométricos: o teste da Mensa enquadra-se neste tipo de testes. Resumidamente, os testes de inteligência tentam medir a capacidade intelectual inata, em vez da capacidade adquirida.

» Posso utilizar o resultado de outro teste de inteligência administrado e supervisionado por um psicólogo?
De momento não. Por motivos técnicos, a Mensa International e o Grupo de Membros Portugueses não podem aceitar resultados de outros testes de inteligência que não os da própria Mensa para efeitos de admissão, mesmo que esses outros testes tenham sido devidamente supervisionados por técnicos credenciados.

» Quanto custa o teste?
Excepcionalmente o Grupo de Membros Portugueses da Mensa, está autorizado a realizar testes por apenas €15. No entanto só podemos garantir este valor para os primeiros 100 testes, os seguintes terão o mesmo custo dos testes aplicados pela Mensa International. Se optar pela Mensa International o custo do teste será de 12 libras esterlinas (cerca de €20).

» Porque não é mais barato o teste?
Porque os testes que a Mensa utiliza foram desenvolvidos por terceiros e têm direitos de autor associados, que têm que ser pagos. Além do custo dos testes, está também implícito o custo da avaliação que é efectuada por psicólogos credenciados. Tudo isso tem custos.

» O que ganho eu em entrar para a Mensa?
Existem inúmeras razões para entrar para a Mensa e a sua importância difere de indivíduo para indivíduo. Algumas delas são:

- O prestígio inerente à filiação numa organização destinada a pessoas com Q.I. elevado;
- O convívio e comunicação com outros membros, apesar de esta ser uma vantagem que só é realmente valorizada após as primeiras reuniões, a maioria dos mensanos acha muito importante este ponto.

Citando um dos nossos membros "é muito agradável falar com alguém que nos entende e que fala no mesmo comprimento de onda". A Mensa oferece ainda diversas funcionalidades destinadas a facilitar o contacto internacional, tal como o SIGHT (Service of International Guidance and Hospitality to Travellers), destinado a auxiliar os mensanos em viagem. Existe também o estímulo intelectual, a valorização que alguns empregadores dão a membros da Mensa, as publicações internas, os grupos de interesse que cobrem quase todas as áreas, etc.

» Porque é que só posso contactar o Grupo de Membros Portugueses por e-mail?
O Grupo de Membros Portugueses da Mensa está sediado na internet, sendo o e-mail o meio óbvio de contacto.

» Porque é que tenho que pagar para ser membro da Mensa?
A Mensa não é uma organização com fins lucrativos, mas também não pode subsistir sem fundos. Os membros da Mensa pagam os custos correntes da gestão da organização. A ausência de patrocínios é uma das garantias da sua independência.

Termos de Utilização | Política de Privacidade | F.A.Q. | Admissão | Teste Diagnóstico

SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal