* Info Membro
 
 
Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.

* Estão Ligados
  • Ponto Visitantes: 4
  • Ponto Escondidos: 0
  • Ponto Membros: 0

não há utilizadores ligados.

* Estatísticas
  • stats Total de Membros: 155
  • stats Total de Mensagens: 52443
  • stats Total de Tópicos: 5485
  • stats Total de Categorias: 5
  • stats Total de Quadros: 37
  • stats Recorde utilizadores online: 128


Chamamos a atenção de todos os visitantes: Este Fórum do Grupo de Membros Portugueses da Mensa é agora menos utilizado. Aconselhamos todos os interessados na Mensa em Portugal a visitarem a nossa página no Facebook, disponível em: https://www.facebook.com/MensaPT
Por favor envie a sua mensagem através dessa página.

A Mensa foi fundada em Oxford, no Reino Unido, em 1946, por dois indivíduos, Roland Berrill e o Dr. Lance Ware, que tiveram a ideia de criar uma associação para pessoas inteligentes, cujo único requisito para a admissão fosse o quociente de inteligência.

Inicialmente definiram por objectivo a criação de uma lista de contactos de 600 das pessoas mais inteligentes do Reino Unido, para que essas mesmas pessoas pudessem ser facilmente contactadas por investigadores e membros do governo, caso tal fosse necessário. Não é talvez de surpreender que a ideia tenha sido rejeitada a nível governamental.

Ware não se deixou afectar por esta negativa, e como mais tarde viria a afirmar, "Descobri que tinha facilidade em relacionar-me com pessoas muito inteligentes."

Essa descoberta fez com que os objectivos fossem ajustados à realidade e a Mensa foi criada com o objectivo de fomentar a inteligência em benefício da humanidade e de promover a convivência entre pessoas intelectualmente estimulantes.

Os fundadores pretendiam que o Q.I. necessário para a admissão na Mensa fosse de 155 no teste Cattell, que correspondia a 1% do topo da população, mas posteriormente verificaram que a possibilidade de erro permitia a entrada de pessoas situadas nos 2%, pelo que começaram a aceitar a admissão dos que se encontravam nesse valor, dado que a possibilidade de erro era muito inferior. A partir de 1960, o valor foi definido oficialmente como sendo de 148 nesse mesmo teste, o que corresponde aos 2% do topo da população. A Mensa foi criada sem fins políticos e livre de qualquer forma de distinção racial ou religiosa. Qualquer pessoa cujo quociente de inteligência atingisse o nível exigido seria admitida, independentemente da sua formação, profissão ou estatuto social. Este factor faz com que a Mensa seja uma associação onde se encontram pessoas das mais diversas origens e formações.

Os dois fundadores tinham opiniões diferentes sobre a organização e após várias disputas Ware abandonou a organização, apenas regressando após o falecimento de Berrill em 1961.

A organização despertou interesse fora das fronteiras britânicas e internacionalizou-se no início da década de 50, não tendo parado de crescer desde então.

Actualmente a Mensa conta com mais de 100.000 membros em aproximadamente 100 países.

Em Portugal ainda não existe uma Mensa local, sendo o único país da União Europeia onde tal acontece. Tal deve-se sobretudo ao reduzido número de membros.

Em 23 de Novembro de 2002 foi realizado o primeiro encontro dos membros nacionais da Mensa, em Tomar, sendo para todos os efeitos o primeiro encontro deste tipo. Esperamos que a história da "Mensa Portugal" seja em breve uma realidade.


xx As Contas do Título 2
07 de Julho de 2019, 11:07 por hiddenintelligence | Visualizações: 145 | Comentários: 0


Bem a propósito da final da Copa América que se disputará hoje, entre Brasil e Peru, aqui deixo outro problema do meu livro, As Contas do Título, denominado "Taça Americana":

Numa competição de futebol, oito equipas foram divididas em dois grupos de quatro, com os dois primeiros classificados de cada grupo a seguirem para as meias-finais, nas quais cada equipa enfrentou a equipa que teve uma classificação (1.º ou 2.º) diferente da sua no outro grupo, seguindo-se o jogo para decisão do 3.º lugar e a final. Os resultados de todos os jogos foram estes, embora não estejam na ordem pela qual as partidas foram disputadas:

Brasil (3-0) Argentina
Argentina (0-1) EUA
EUA (0-2) Peru
Peru (1-1) Brasil
Brasil (0-0) EUA
Costa Rica (1-2) EUA
Colômbia (2-2) Uruguai
Uruguai (3-0) Costa Rica
EUA (0-2) México
México (1-2) Argentina
Costa Rica (1-0) Colômbia
Colômbia (1-1) Peru
Peru (1-2) Costa Rica
Costa Rica (0-5) Brasil
Brasil (2-0) México
Uruguai (0-1) Peru

Conseguirá determinar que equipa venceu o torneio?

Notas: caso um jogo tenha terminado empatado e ido posteriormente a um desempate por penáltis, o resultado que constará não inclui esses mesmos penáltis; a ordem pela qual as equipas aparecem (em primeiro ou segundo lugar) numa partida é aleatória, visto que todas as partidas se realizaram em local neutro e não em casa/fora.


in As Contas do Título by Rómulo Branco
Copyright 2019 Chiado Books


xx As Contas do Título
02 de Abril de 2019, 16:09 por hiddenintelligence | Visualizações: 255 | Comentários: 0


O seguinte problema é um dos muitos presentes no meu novo livro, "As Contas do Título", um livro de problemas lógico-matemáticos exclusivamente dedicado à temática de desporto e competições desportivas.
Peço encarecidamente que não coloquem a solução aqui no fórum, mas quem quiser dar a resposta mande-ma por mensagem pessoal, que eu depois publico aqui o nome dos que resolveram o problema.


Foi realizado um torneio de futebol em que participaram as equipas da Estónia, Letónia e Lituânia, que foi disputado no sistema de todos contra todos a duas voltas, ou seja, cada equipa jogou duas vezes contra cada uma das outras (casa e fora). No final do torneio verificou-se que:
-A Lituânia obteve mais pontos do que a Letónia no conjunto dos dois jogos entre as duas;
-A Letónia obteve mais pontos do que a Estónia no conjunto dos dois jogos entre as duas;
-A Estónia e a Lituânia obtiveram igual número de pontos no conjunto dos dois jogos entre ambas;
-A soma do número de pontos das três equipas totalizava 15.
Determine quem venceu o torneio e qual a pontuação final de cada uma das equipas, sabendo que os dois primeiros classificados ficaram separados por um número de pontos diferente de 4.


in As Contas do Título by Rómulo Branco
Copyright 2019 Chiado Books


Páginas: [1] 2 3

Termos de Utilização | Política de Privacidade | F.A.Q. | Admissão | Teste Diagnóstico

* Top Posters
Looker Looker
4.867 Mensagens
Jorge Mota Jorge Mota
4.241 Mensagens
omni omni
3.162 Mensagens
eangelo eangelo
2.615 Mensagens
José Herculano
2.550 Mensagens

* Calendário
Novembro 2019
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 [17]
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30

não foram encontrados eventos no calendário.


* Tópicos Recentes
topic As Contas do Título 2
[Quebra-Cabeças]
hiddenintelligence
07 de Julho de 2019, 11:07
topic As Contas do Título
[Quebra-Cabeças]
hiddenintelligence
02 de Abril de 2019, 16:09
topic Secção de livros de mensanos
[Questões e Dúvidas]
hiddenintelligence
01 de Abril de 2019, 01:31
topic Keith Stanovich
[Inteligência]
Bruno
10 de Março de 2018, 22:16
topic A venda das Ovelhas (QT 4)
[Quebra-Cabeças]
Leugim
17 de Julho de 2017, 14:52

SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal