* Info Membro
 
 
Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.
Perdeu o seu e-mail de activação?

* Estão Ligados
  • Ponto Visitantes: 9
  • Ponto Escondidos: 0
  • Ponto Membros: 0

não há utilizadores ligados.

* Estatísticas
  • stats Total de Membros: 484
  • stats Total de Mensagens: 52395
  • stats Total de Tópicos: 5480
  • stats Total de Categorias: 5
  • stats Total de Quadros: 37
  • stats Recorde utilizadores online: 79


Chamamos a atenção de todos os visitantes: Este Fórum do Grupo de Membros Portugueses da Mensa é agora menos utilizado. Aconselhamos todos os interessados na Mensa em Portugal a visitarem a nossa página no Facebook, disponível em: https://www.facebook.com/MensaPT
Por favor envie a sua mensagem através dessa página.

A Mensa foi fundada em Oxford, no Reino Unido, em 1946, por dois indivíduos, Roland Berrill e o Dr. Lance Ware, que tiveram a ideia de criar uma associação para pessoas inteligentes, cujo único requisito para a admissão fosse o quociente de inteligência.

Inicialmente definiram por objectivo a criação de uma lista de contactos de 600 das pessoas mais inteligentes do Reino Unido, para que essas mesmas pessoas pudessem ser facilmente contactadas por investigadores e membros do governo, caso tal fosse necessário. Não é talvez de surpreender que a ideia tenha sido rejeitada a nível governamental.

Ware não se deixou afectar por esta negativa, e como mais tarde viria a afirmar, "Descobri que tinha facilidade em relacionar-me com pessoas muito inteligentes."

Essa descoberta fez com que os objectivos fossem ajustados à realidade e a Mensa foi criada com o objectivo de fomentar a inteligência em benefício da humanidade e de promover a convivência entre pessoas intelectualmente estimulantes.

Os fundadores pretendiam que o Q.I. necessário para a admissão na Mensa fosse de 155 no teste Cattell, que correspondia a 1% do topo da população, mas posteriormente verificaram que a possibilidade de erro permitia a entrada de pessoas situadas nos 2%, pelo que começaram a aceitar a admissão dos que se encontravam nesse valor, dado que a possibilidade de erro era muito inferior. A partir de 1960, o valor foi definido oficialmente como sendo de 148 nesse mesmo teste, o que corresponde aos 2% do topo da população. A Mensa foi criada sem fins políticos e livre de qualquer forma de distinção racial ou religiosa. Qualquer pessoa cujo quociente de inteligência atingisse o nível exigido seria admitida, independentemente da sua formação, profissão ou estatuto social. Este factor faz com que a Mensa seja uma associação onde se encontram pessoas das mais diversas origens e formações.

Os dois fundadores tinham opiniões diferentes sobre a organização e após várias disputas Ware abandonou a organização, apenas regressando após o falecimento de Berrill em 1961.

A organização despertou interesse fora das fronteiras britânicas e internacionalizou-se no início da década de 50, não tendo parado de crescer desde então.

Actualmente a Mensa conta com mais de 100.000 membros em aproximadamente 100 países.

Em Portugal ainda não existe uma Mensa local, sendo o único país da União Europeia onde tal acontece. Tal deve-se sobretudo ao reduzido número de membros.

Em 23 de Novembro de 2002 foi realizado o primeiro encontro dos membros nacionais da Mensa, em Tomar, sendo para todos os efeitos o primeiro encontro deste tipo. Esperamos que a história da "Mensa Portugal" seja em breve uma realidade.


xx Sessões de Testes de Admissão em Lisboa, 4 de Julho de 2015
José Herculano
11 de Junho de 2015, 15:49 por José Herculano
Visualizações: 709 | Comentários: 0


Detalhes no nosso grupo do Facebook: https://www.facebook.com/MensaPT

Marcações e outro feedback exclusivamente no grupo do Facebook, por favor.

Cordiais cumprimentos,



xx Contacte-nos através da nossa página Facebook!
cpsimoes
15 de Maio de 2015, 16:45 por cpsimoes
Visualizações: 253 | Comentários: 0


À atenção de todos os visitantes: Este Fórum do Grupo de Membros Portugueses da Mensa é agora menos utilizado.

Aconselhamos todos os interessados na Mensa em Portugal a visitarem a nossa página no Facebook, disponível em: https://www.facebook.com/MensaPT

Por favor, preferencialmente, enviem-nos as vossas mensagens através dessa página.


Páginas: [1] 2 3

Termos de Utilização | Política de Privacidade | F.A.Q. | Admissão | Teste Diagnóstico

* Top Posters
Looker Looker
4.867 Mensagens
Jorge Mota Jorge Mota
4.241 Mensagens
omni omni
3.162 Mensagens
eangelo eangelo
2.615 Mensagens
José Herculano José Herculano
2.550 Mensagens

* Calendário
Setembro 2015
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
1 2 3 4 [5] 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30

não foram encontrados eventos no calendário.



SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal